Quer saber como garantir uma aposentadoria tranquila mas não sabe por onde começar? Estabelecer um bom planejamento é o primeiro passo. Confira!

Saber como garantir uma aposentadoria tranquila é uma preocupação cada vez mais frequente para a população brasileira. Independente da profissão, do nível de escolaridade ou do setor de atuação, o objetivo principal de todo trabalhador é ter uma fonte de renda segura para aproveitar a melhor idade sem preocupações.

Se você já questionou como será sua aposentadoria, provavelmente pensou em alternativas além da contribuição com a Previdência Social.

Você sabia é possível garantir uma aposentadoria tranquila por meio de um consórcio? Exatamente, essa modalidade de investimento vai muito além da compra de carros ou imóveis. Por isso, separamos algumas dicas e as vantagens para você começar a se planejar. Leia a seguir.

Como garantir uma aposentadoria tranquila com o consórcio

Assim como qualquer outro investimento, garantir a aposentadoria por meio de um consórcio exige um bom planejamento. A modalidade é uma forma segura de comprar um imóvel para gerar renda extra do futuro, sem afetar o orçamento da família em nenhum momento.

O consórcio é o modelo ideal para quem planeja ter tranquilidade com as finanças no futuro. Isso porque, sem a cobrança de juros e com a possibilidade de escolher o valor das parcelas, o pagamento completo do imóvel pode ser feito em um período de tempo escolhido pelo consorciado.

Com isso, você pode, por exemplo, utilizar o imóvel comprado para locação ou mesmo vendê-lo, após sua valorização, e assim aumentar seu capital para reinvestir. Das duas formas, é possível sair ganhando.

Veja agora 4 dicas que a Conseg separou para você garantir uma aposentadoria tranquila aproveitando o potencial do consórcio:

Defina o padrão de vida que você deseja

É necessário saber qual meta você deseja alcançar. Saiba qual padrão de vida você quer ter no futuro e faça seu planejamento baseado nisso. Dessa forma, você saberá quanto precisa investir e quais são os possíveis retornos e prazos.

Planeje quanto você quer e pode gastar

Essa deve ser a primeira parte do planejamento financeiro para garantir uma aposentadoria com a ajuda de um consórcio.

Faça uma planilha com todos os gastos e com o valor total que pode ser investido mensalmente. Assim, quando iniciar o consórcio, você saberá exatamente o valor necessário para realizar a compra. Isso faz com que você consiga cumprir o que foi planejado e fornece uma ideia clara do tipo de imóvel que será comprado.

Comece a economizar cedo

Assim que surgir a preocupação sobre a aposentadoria, comece a economizar. Nunca é cedo demais para começar a guardar dinheiro, pelo contrário.

A famosa regra do 50-15-35 cabe bem neste caso. Utilize 50% da sua receita mensal para gastos como moradia, luz e internet, reserve 15% para investimento e destine os 35% restantes para investir em si próprio, ou seja, com gastronomia, entretenimento ou viagens, por exemplo.

Tenha uma renda permanente para a aposentadoria

Optando por um consórcio, a garantia de um imóvel é certa. Com isso, é possível tanto alugar, quanto fazer melhorias e vender por um preço mais vantajoso.

O ideal é comparar as duas opções para escolher a que melhor se enquadra no perfil do aposentado. É indicado pesquisar o máximo possível antes de fechar qualquer aquisição.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *